O que é?
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.
Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.
Quais os tipos de aparelho dentário fixo existentes?
Hoje em dia existe uma variedade de aparelhos dentários imensa. Basicamente, existem os aparelhos fixos metálicos, porcelana policristalizada e porcelana monocristalizada. Porém. O que determina o sucesso e o tempo do tratamento é a marca do aparelho a ser utilizado.
Quais os resultados que podemos alcaçar?
Com a ortodontia podemos realizar o alinhamento e nivelamento dos dentes, acertar a oclusão (relação dos dentes de baixo com os de cima) e modificar o formato e a altura dos dentes. A ortodontia nos permite ter os dentes naturais numa relação harmônica deixando o sorriso bonito.