O tratamento ortodôntico é dividido em inúmeras etapas e muitas vezes é de difícil compreensão para o paciente. Neste blog, vou tentar explicar para vocês como funcionam as etapas:
1⁰ etapa - Avaliação, diagnóstico e planejamento
Esta é a etapa mais importante do tratamento. Nela, o ortodontista irá realizar a avaliação clínica, fazer perguntas para entender os desejos do paciente e solicitar exames radiográficos. Após o recebimento dos exames solicitados, o ortodontista realizará o planejamento do caso para que a execução seja perfeita e não tenha nenhum problema durante o tratamento. O planejamento é mostrado ao paciente e verificado se as todas as exigências foram atingidas.
2⁰ etapa: Colocação do aparelho dentário
Na segunda etapa o ortodontista irá realizar a colagem dos bráquetes ou instalação dos alinhadores. No caso de aparelho fixo, os bráquetes e os acessórios são colados e logo após é feita a colocação dos fios ortodônticos e os elásticos que irão segurar estes fios. No caso dos alinhadores, primeiro faz-se a instalação dos acessórios e logo após a colocação dos alinhadores ortodônticos.
3⁰ etapa: Alinhamento e nivelamento dos dentes
Nesta etapa, o ortodontista irá deixar os dentes retos e no mesmo nível. Este é o primeiro passo do tratamento. Neste momento, nenhum tipo de elástico pode ser usado pois os fios ortodônticos usados são bem leves e movimentos indesejados podem ocorrer caso exista a utilização destes acessórios.
Os fios usados são leves pois quanto menos força for colocada mais é a movimentação dos dentes. Nesta etapa o paciente consegue ver rapidamente o progresso do tratamento. Caso seja necessária extração dentária, é neste momento que seja realizada.
4⁰ etapa: Encaixe da oclusão ( mordida )
Neste momento, os dentes do paciente já estão no mesmo nível e retos. Desta forma, o acerto dos encaixes dos dentes começa a ser feito.
Em alguns casos, a utilização de mini-implantes podem agilizar o tempo de tratamento.
Além disso, é a etapa que o ortodontista mais precisa da ajuda do paciente, pois na maioria dos casos são necessários utilizar elásticos e quanto mais tempo for utilizado mais rápido será esta fase.
5⁰ etapa: Refinamento do caso
Nesta etapa o ortodontista faz os últimos retoques necessários. Caso o paciente queira aumentar ou diminuir o tamanho dos dentes ou fazer pequenos ajustes é nesse momento que é feito. Após isso ser realizado, o ortodontista irá ficar alguns meses para fazer a estabilização dos dentes. Porém, na ortodontia acelerada isso não é necessário. Nesta etapa o pacientes do Dr. Felippe Lehugeur terão alguns meses a menos de tratamento.
6⁰ etapa: Contenções
É fundamental que após a retirada do aparelho dentário o paciente utilize uma contenção para estabilizar os dentes e a mordida. Geralmente será utilizado durante 3 meses durante o dia todo e pelo menos 1 ano durante a noite. Nesta etapa geralmente é feita uma limpeza dentária seguida do clareamento dos dentes.